Aposto que você já se sentiu emparedado com uma criança perguntando várias vezes “por quê?”. E lá pelo terceiro ou quarto porquê começa a ficar difícil encontrar uma saída sem mentir e ao mesmo tempo sem tirar a inocência da criança. Quem sabe, com esse embasamento, a Toyota tenha desenvolvido a técnica dos 5 Porquês. E assim, trilhado o caminho para aprofundar a causa raiz dos problemas.

Nesse post trataremos prioritariamente sobre a técnica dos 5 Porquês e a sua vinculação com a técnica do Diagrama de Ishikawa. Para aprofundar o conhecimento sobre o Diagrama, integrado com o brainstorming, clique aqui.

5 Porquês – O que é?

É uma técnica é muito simples, e ao mesmo tempo poderosa, para ajudar a descobrir a verdadeira causa dos eventos indesejados. Pense na criança acima perguntando várias e várias vezes “por quê?”. Mesmo parecendo cansativo, a repetição das perguntas nos leva a entender o problema com mais clareza.

Por que aprofundar a causa dos problemas?

Vamos colocar como exemplo a seguida falta de energia elétrica em uma residência. A família toda está em casa e novamente falta energia. O que o pai faz é ir até a entrada de energia e religar o disjuntor geral. No outro dia acontece novamente bem no meio da novela e a mulher manda ele ir religar urgentemente.

CheGambiarra disjuntor - 5 Porquêsgando ao trabalho um amigo “experiente” diz para ele colocar um ventilador para resfriar o disjuntor para ele não “cair” mais.

No outro dia ele retorna ao trabalho e conta ao amigo que a ideia deu certo, e não houve mais a queda de energia.

Entretanto, a próxima noite foi muito quente e o disjuntor caiu novamente.

Foi quando ele acionou o vizinho para dar um jeito no disjuntor.

A Gambiarra disjuntor - 5 Porquês“solução” foi prendê-lo bem firme para que não desarme novamente. Vários dias passaram e a casa continuava sem interrupções de energia.

Fogo cozinha - 5 Porquês

Porém, uma noite a mulher começa a gritar da cozinha “fogo, fogo!!!”. A perícia dos bombeiros constatou que a causa do fogo, foi a gambiarra feita no disjuntor. O bombeiro informa a família que o trabalho do disjuntor é desarmar quando o sistema entra em sobrecarga. Ou seja, não era ele o culpado já que estava fazendo o seu trabalho adequadamente. Agora, além do problema de falta de energia, ficou com o prejuízo da cozinha.

Então de quem é a culpa?

É muito fácil achar um culpado. Aqui podemos dizer de cara que é do vizinho, pois o problemão veio depois da ação dele. Ele atacou o efeito – disjuntor desarmado –  e não a causa raiz. Todavia, não devemos caçar as bruxas. Temos que pensar sempre na falha do processo.

Por que casar com o Ishikawa?

O diagrama de Ishikawa, advindo da tempestade de ideias (brainstorming), nos permite ter uma visão mais abrangente do problema. Já o 5 Porquês permite entrar mais a fundo na raiz do problema. Dessa forma é aconselhável fazer uso das técnicas integradas.

Colocando a família para pensar, montaram o seguinte diagrama de Ishikawa:

Exemplo de Ishikawa casado com 5 Porquês

O diagrama de espinha de peixe ajuda você a explorar todas as causas potenciais ou reais que resultam em um único defeito ou falha. Uma vez que todas as entradas são estabelecidas na espinha de peixe, você pode usar a técnica de 5 Porquês para detalhar as causas raiz.

Colocando em prática o 5 Porquês

O pessoal votou e selecionou como causa válida do Ishikawadisjuntor desarma”:

Exemplo de 5 Porquês casado com Ishikawa

Apesar do nome ser 5 Porquês, nem sempre é necessário fazer exatamente as 5 perguntas. Faça quantas perguntas forem necessárias para identificar a causa raiz.  

Nesse nosso exemplo, verificamos que a causa raiz não é o disjuntor, mas sim porque a família cresceu e ligam todos equipamentos velhos ao mesmo tempo. O que justifica o excesso de corrente elétrica do sistema.

Para se sentir mais seguro se a técnica foi utilizada adequadamente, você pode fazer a contraprova. Basta pegar a última resposta, e voltar perguntando – portanto – para cada resposta, até a chegar na primeira. Exemplificando:

Contra prova dos 5 Porquês

Dicas

  1. Caso o problema tenha mais de uma causa válida, realize outras etapas dos 5 Porquês.
  2. Baixe aqui uma planilha padronizada com as duas técnicas integradas;
  3. Identificada a causa raiz é momento de trabalhar nas contramedidas. Nesse caso, podemos sugerir para a família:
  • não ligar em conjunto os equipamentos com maior consumo de energia, como chuveiros elétricos, ar condicionado, etc.;
  • fazer manutenção nos equipamentos para que reduzam o consumo, como trocar a borracha da geladeira;
  • substituir por equipamentos mais modernos que consumam menos energia, como ducha eletrônica, ar condicionados inverter, etc.;
  • aumentar a capacidade do sistema elétrico;
  • todas as alternativas anteriores.

Resumindo

Claro que aqui exercitamos um exemplo hipotético que todo mundo conhece. Porém, a lógica é exatamente a mesma para a realidade das organizações. Estamos todos assoberbados de atividades profissionais, e assim necessitamos tomar ações imediatas para conter os problemas. A questão é que se não eliminarmos a causa raiz dos problemas, eles voltarão a acontecer. E aí perdemos mais tempo contendo o mesmo problema diversas vezes.

Então, para problemas representativos, utilize a técnica dos 5 Porquês. Caso sinta a necessidade, integre-o com o Brainstorming no Ishikawa. Assim, com 95% de certeza chegarás na causa raiz. E caso queira aprofundar mais o conhecimento sobre métodos para resolução de problemas clique aqui.

Referências:

https://www.lean.org.br/artigos/195/cinco-porques.aspx
https://www.mindtools.com/pages/article/newTMC_5W.htm
http://www.educational-business-articles.com/5-whys/

Sobre o autor

Carlo Rossano Manica é Engenheiro de Produção, Msc Inovação UFRGS, +20 anos de experiência profissional e acadêmica em tecnologia e inovação, gestão de projetos, produção e manutenção, além de três especializações em negócios. Atualmente é diretor na Télios, professor de engenharia de produção no IPA.

 

Compartilhe este conteúdo

Relacionados

Experimente Grátis

Veja como o Télios pode quebrar o ciclo vicioso das falhas e atuar na redução de ineficiências operacionais de sua empresa.

*Sem precisar de cartão de crédito

Conteúdos relacionados

Não vá sem fazer um teste!

Veja como o Télios pode quebrar o ciclo vicioso das falhas e atuar na redução de ineficiências operacionais de sua empresa.

*Crie a sua conta gratuita, sem cartão de crédito.