Do círculo vicioso dos problemas à espiral virtuosa das soluções em 8 passos

O círculo vicioso dos problemas

O cliente reclamou da qualidade novamente, o relé desarmou mais uma vez, outro operador cortou o dedo e a pilha de produtos a serem retrabalhados aumentando … o que fazer para sair desse círculo vicioso dos problemas?Cachorro correndo atrás do próprio rabo é uma representação da postara que não permite sair do círculo vicioso

Shewhart nos deu um caminho já na década de 30 quando criou o PDCA (Plan, Do, Check, Action). Graças a ampla divulgação desse método por Deming, as empresas aprenderam a melhoria contínua. Posteriormente, alguns outros métodos evoluíram do PDCA como MASP, DMAIC, 8D e outros.

Como aqui é vida real, não podemos simplesmente filosofar que é lindo primeiro analisar com calma, para depois tratar. NÃO, precisamos agir rapidamente para conter o sintoma para depois SIM tratá-lo a fim de evitar que ele retorne outras vezes. Assim, foi criado o quadro abaixo embasado nos métodos citados e nas experiências vivenciadas em empresas.

8 Passos para solução de problemas

São oito passos que procuram explicar de forma simples um método para solução de problemas.

AtividadeDesdobramentoTécnica
1Identificação do problemaReclamação de cliente;
Relé desarmado;
Dedo cortado;
Retrabalho de produto.
Observação e/ou gráfico de Pareto.
2Ação corretiva para contenção do sintomaDar ciência ao cliente;
Rearmar o relé;
Tratar o dedo;
Retrabalhar os produtos;
Ação de contenção
3Definir a equipe multidisciplinarConstituir uma equipe que tenha envolvimento com as diversas partes que compõe o problema.Identificar as competências
4Identificar a causa raiz do problemaUtilizar técnicas para envolver a equipe de forma a identificar a causa fundamental que provoca o problema.Brainstorming, Ishikawa e 5 Porquês
5Criar o plano de açãoPlanejamento das ações necessárias para que a causa fundamental seja bloqueada5W2H e GUT – veja este post ou baixe gratuitamente aqui planilha com gráficos dinâmicos
6Execução das ações preventivasAcompanhamento sistemático do status das ações Controle manual ou automático
7Verificação da eficáciaVerificação da eficácia das ações para constatar se o mesmo problema não retornouObservação e/ou Gráfico de frequência de problemas
8Análise de encerramentoPadronização, compartilhamento do conhecimento gerado e reconhecimento da equipe.Instrução de trabalho, banco de soluções e reconhecimento público

As chamadas organizações aprendizes notaram que quando resolvem os problemas com esse método estão, não só quebrando o círculo vicioso dos problemas como efetuando a gestão conhecimento. Porque mesmo que tenha tirado momentaneamente das suas atribuições, por exemplo, um operador, um técnico, um comprador e um engenheiro, permitiu que essa equipe multidisciplinar levantasse dados, transformasse em informações e compartilhasse o conhecimento.

Essa conversão do conhecimento é sustentada pela interação social entre o tácito e o explícito. Conhecimento tácito, é aquele que está na cabeça dos indivíduos, difícil de formalizar, raramente visível e exprimível. Relaciona-se com as experiências vividas pelo indivíduo, seus insights e conclusões subjetivas, inclui know how concreto, técnicas e habilidades. Já, o conhecimento explícito diz respeito ao conhecimento que pode ser transmitido em linguagem formal e sistemática.

A espiral do virtuosa das soluções

Nonaka e Takeuchi (1997) consideram que a criação do conhecimento inicia pela socialização e passa por quatro modos de conversão do conhecimento, formando uma espiral, conforme a figura a seguir, onde o conhecimento é amplificado.

  • Socialização – compartilhamento e criação do conhecimento tácito através de experiência direta como ver, manusear, perguntar e perceber.
  • Externalização – articulação do conhecimento tácito por meio de escrita, fala ou desenhos.
  • Combinação – trocas e sistematização do conhecimento explícito por agrupamento e combinação, gerando um novo conhecimento;
  • Internalização – aquisição e aprendizado de novo conhecimento tácito na prática como ler, ouvir e assistir.

O círculo vicioso dos problemas é quebrado quando se constrói uma espiral de conhecimento que cresce com as diversas interações entre as pessoas e delas com os meios de explicitação, na combinação de conhecimentos explícitos e agregando novos conhecimentos através das pessoas.

Dessa forma, conseguimos sair do círculo vicioso dos problemas, pois executando os oito passos acima não retornamos ao ponto de partida. Já elevamos o conhecimento, e assim entramos na espiral virtuosa das soluções.

O que não quer dizer que nunca mais teremos problemas, mas que serão problemas diferentes, porém agora estamos preparados para atacá-los sem medo!

E se em algum momento você esmorecer, lembre-se do que Albert Einstein disse brilhantemente: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.

Um abraço e até mais.

Referências

AMMERMAN, M. The Root Cause Analysis Handbook: a simplified approach to identifying, correcting, and reporting workplace errors. Portland: Productivity, 1998.

CAMPOS, V. F. TQC: controle da qualidade total: no estilo japonês. 6. ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1992. 

https://www.researchgate.net/figure/279500064_fig1_FIGURA-I-Espiral-do- rauconhecimento-de-Nonaka-e-Takeuchi

https://pt.linkedin.com/pulse/felicidade-como-parar-de-correr-atr%C3%A1s-do-pr%C3%B3prio-rabo-ritter-rau

NONAKA, I; TAKEUCHI, H. (1997). Criação do Conhecimento na Empresa: como as empresas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus.

XENOS, H. G. d’P. Gerenciando a Manutenção Produtiva. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2004.

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