A construção de organizações aprendizes inicia “pelo trabalho”
Temos que admitir que algumas vezes as coisas acontecem errado em nosso dia a dia e precisamos nos policiar para não sermos vítimas do ditado “errar é humano, insistir no erro é burrice”. Quebrar o ciclo do erro algumas vezes requer reflexão e geralmente algumas ações de bloqueio são geradas. No cotidiano empresarial este processo é ainda mais intenso e são inúmeros os benefícios desta postura investigativa para as organizações.
Todavia, o que as empresas estão fazendo para evitar a repetição dos problemas? A resposta fica um pouco mais fácil quando olhamos para as operações industriais e identificamos os programas de qualidade e seus ciclos PDCA (Plan, Do, Check, Analyze). As empresas também são obrigadas a gerar relatórios quando infelizmente ocorrem acidentes de trabalho. Também existem o líderes empresariais que buscam melhorar a confiabilidade de suas operações e requerem um maior entendimento das falhas.
Como geralmente as empresas não possuem um processo formal de análise de falhas, surgem questões relacionadas ao acompanhamento do processo, ou podem existir dificuldades de acesso aos documentos, perda de informações e sobrecarga de trabalho de um único colaborador. Caso as pessoas envolvidas saiam da empresa ou mudem de funções sem ter um substituto preparado, os valiosos conhecimentos gerados durante o processo são perdidos.
A plataforma web Télios fornece às empresas uma forma de resolver estes problemas e auxiliar na redução das ineficiências operacionais por meio da criação colaborativa e explicitação do conhecimento, valorizando o indivíduo e facilitando o controle do processo como um todo. Não é uma tarefa simples, basta atentarmos as inúmeras reclamações de falta de mão de obra preparada, o que reforça o conceito de que a indústria delega o aprendizado ao próprio indivíduo que contrata e não valoriza a enorme escola que existe dentro de casa.
Por outro lado também vemos alguma empresas investindo na construção de um ambiente para que os colaboradores possam “aprender pelo trabalho” e não somente “aprender para o trabalho”. A Télios busca facilitar a jornada destas companhias e acelerar o processo de implantação de uma cultura organizacional investigativa. Os resultados são surpreendentes.