Onde foram parar as 24 horas do nosso dia?
Essa é uma pergunta que paira nas nossas cabeças pois fazemos e fazemos e no final do turno sempre parece que tem ainda muita coisa para ser feita. Acontece que nunca na história da humanidade produzimos tanto, e a tendência é continuarmos nesse ritmo. Então, temos que buscar sermos mais efetivos (saiba mais aqui ).
Assim, podemos utilizar algumas técnicas que nos ajudem a eliminar os desperdícios, ou seja, buscando constantemente eliminar atividade que não agreguem valor ao nosso dia a dia.
O que TE IMPEDE de ser mais efetivo?
Embasado nos métodos de lean manufacturing e lean office, tendo como referência os autores Ohno, Shingo, Ghinato e Lareau, elaboramos o quadro abaixo para facilitar o entendimento das oito grandes perdas da manufatura e de escritórios. Chamamos aqui de TE IMPEDE: Transporte – Espera – Intelecto – Movimentação – Processamento – Excesso de produção – Defeito – Estoque.
Clique na imagem para ver ampliada.
Fluxo de tratativas de não conformidades
A área da qualidade é tida como apoio à produção. Dessa forma, a correlação no quadro é entre a área que transforma bens (manufatura) com a área que presta serviço (escritório).
Nesse sentido, quando a área da qualidade trata não conformidades (internas, de auditoria, de fornecedor ou de clientes) o fluxo das atividades em geral pode ser descrito conforme o quadro a seguir.
Clique na imagem para ver ampliada.
Solucionando o que TE IMPEDE
Analisando as perdas TE IMPEDE, temos uma síntese de problemas e soluções para cada uma delas no quadro a seguir.
Clique na imagem para ver ampliada.
Otimizando o fluxo de NCs
Quando a equipe da Télios oferece soluções para seus clientes, não estamos falando apenas de uma plataforma on-line. Nos embasamos em realmente levar valor, reduzindo os desperdícios acima demonstrados. Veja que das 16 etapas, conseguimos chegar em apenas 5 etapas!!!
Clique na imagem para ver ampliada.
Além da significativa redução de etapas, no passo mais importante “Completa a NC diretamente na Télios” temos a principal agregação de valor. Pois, aqui o método é padronizado para todos os usuários, facilitando o compartilhamento do conhecimento pela centralização e uniformidade das informações. Inclusive tratamos os fornecedores como usuários. Então aqui todo mundo fala a mesma língua.
Sei que você pode estar pensando que é mágica toda essa diferença. Mas, temos relatos de alguns clientes nossos, que ganharam cerca de duas horas a mais por dia utilizando o sistema da Télios.
Se você também quer ser mais efetivo, agende uma demonstração gratuita com a equipe da Télios.
CLIQUE AQUI e agende a sua demonstração gratuita.
Será um prazer trabalhar com você.
Um grande abraço.
Referências
LAREAU, W. Office Kaizen: transforming office operations into a strategic competitive advantage. ASQ Quality Press, USA 2002.
OHNO, T. O Sistema Toyota de Produção: Além da Produção em Larga Escala, Editora Bookman, 1997.
ROTHER, M; SHOOK, J. Aprendendo a Enxergar: mapeando o fluxo de valor para agregar valor e eliminar o desperdício. São Paulo: Lean Institute Brasil, 2003.
SHINGO, S. O Sistema Toyota de Produção do ponto de vista da Engenharia de Produção. Porto Alegre: Bookman, 1996.
WOMACK, J. P.; JONES, D. T. A Mentalidade Enxuta nas empresas: elimine o desperdício e crie riqueza. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
Sobre o autor:
Carlo Rossano Manica é Engenheiro de Produção, Msc Inovação UFRGS, +20 anos de experiência profissional e acadêmica em tecnologia e inovação, gestão de projetos, produção e manutenção, além de três especializações em negócios. Atualmente é Diretor na Télios, professor de engenharia de produção no IPA.