Empurrando os problemas com a barriga

Aposto que seu final do ano teve muitos eventos, cobranças, expectativas e uma chuva de emoções, certo? No final sentiu-se estressado. Mas aí vem o Ano Novo, as férias e as energias são renovadas. Renascendo assim aquele profissional cheio de vigor para encarar os desafios.

Agora é tempo de analisar o que foi realizado e planejar as próximas etapas. É momento de deixar de empurrar os problemas com a barriga, e resolvê-los definitivamente. Os problemas que ficam para trás crescem, acabam cu$tando mais caro e vão tomar muito tempo para serem resolvidos.

Então meu amigo(a), que tal criar o hábito de registrar os problemas (não conformidades, desvios, quebras, reclamações de clientes, etc)? Como aqui utilizamos a teoria para o mundo real, o simples registro já nos indicará o que está acontecendo. Também não podemos gastar mais tempo para pensar no problema do que para tratá-lo. Nossos recursos são escassos, e por isso necessitamos ser efetivos. Assim, precisamos de gatilhos para saber claramente quando vale a pena atacar a causa raiz e finalmente dar adeus ao velho problema.

Pronto, já temos um bom caminho para um Feliz 2019!

Grande abraço e conte conosco.

Sobre o autor

Carlo Rossano Manica é Engenheiro de Produção, Msc Inovação UFRGS, +20 anos de experiência profissional e acadêmica em tecnologia e inovação, gestão de projetos, produção e manutenção, além de três especializações em negócios. Atualmente é CEO na Télios, professor de engenharia de produção no IPA.

Compartilhe este conteúdo

Relacionados

Experimente Grátis

Veja como o Télios pode quebrar o ciclo vicioso das falhas e atuar na redução de ineficiências operacionais de sua empresa.

*Sem precisar de cartão de crédito

Conteúdos relacionados

Não vá sem fazer um teste!

Veja como o Télios pode quebrar o ciclo vicioso das falhas e atuar na redução de ineficiências operacionais de sua empresa.

*Crie a sua conta gratuita, sem cartão de crédito.